Nossa História

Histórico da Instituição, Missão, Corpo Diretivo e Estrutura UDC

  • A Instituição

    Histórico

    A União Dinâmica de Faculdades Cataratas é o resultado de anos de planejamento, para que nascesse uma Instituição forte e sólida. Ela faz parte do Grupo Dinâmica, o qual vem desenvolvendo há 40 anos um padrão educacional considerado referência no oeste paranaense.

    Em 1979 nasceu o primeiro estabelecimento educacional do Grupo Dinâmica, que foi uma escola de Educação Infantil, denominada “Xodó da Vovó”. Com a experiência adquirida nesse nível educacional e em razão do sucesso obtido, em 1985 foi implantada a Educação Básica, por meio do Colégio Educação Dinâmica, que hoje oferece educação desde o maternal até o pré-vestibular.

    Desde o Colegial até o Ensino Superior, o Grupo Dinâmica pauta-se pelo ensino que valoriza a formação humana de seus alunos, com visão holística do mundo, contextualizando teoria e prática, ética e moral. Esta diretriz norteia as ações educacionais de todo o Grupo, até os cursos de pós-graduação.

     

    1º Processo Seletivo

    Em 19/02/2000 a então Faculdade Dinâmica das Cataratas, realizou seu primeiro Processo Seletivo para os dois primeiros cursos autorizados pelo MEC: Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Hoje, após 13 anos de funcionamento do Ensino Superior, sua história é marcada por grandes feitos e consequentes resultados.

    O empenho da Mantenedora União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC - tem sido grande em relação aos cursos, priorizando a qualidade em todas as dimensões: projeto político-pedagógico, corpo docente, instalações, laboratórios, biblioteca, entre outros, garantindo assim, a qualidade de ensino a que se propõe.

     

    Parcerias com várias partes do mundo

    A qualidade institucional reflete-se agora em suas relações com Instituições Universitárias de várias partes do mundo, tornando-se um agente multiplicador do conhecimento para a comunidade de Foz do Iguaçu e região. Já foram firmadas parcerias com a Universidade de Toulouse (França), Universidade de Sapienza (Itália), Universidade Roma Tre (Roma), UNEP (United Nation Enviroment Programme) - França, Universidade de Moscou (Rússia), Universidade Central da Flórida, entre outras.

     

    Parcerias com renomadas Instituições do Brasil

    Estas parcerias com renomadas Instituições tiveram início no ano de 2001, por meio da oferta dos cursos de Pós-Graduação lato-sensu, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade de Compiegné (França) ministrando o Curso de Especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano, em 2002 e a Pós-Graduação MBA - Gestão Estratégica e Marketing em conjunto com a UNICENP, hoje, Centro Universitário Positivo. E ainda em 2002, em parceria com a Faculdade de Direito de Curitiba, hoje, UNICURITIBA, o curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil. Firmou-se parceria também com a Universidade Federal do Paraná para realização de um MINTER - Mestre Interinstitucional em Administração e com a UNISINOS um MINTER em Direito. Desde 2002, a UDC tem parceria com a Fundação Getulio Vargas, uma instituição de referência internacional, nos cursos de Pós Graduação e MBA’s, e Graduação nos Campus de: UDC Monjolo e UDC Medianeira.

    A IES foi recredenciada pela Portaria MEC nº 545, de 09/05/2011, publicada no DOU de 10/05/2011.

    Em janeiro de 2013, a então Faculdade Dinâmica das Cataratas foi credenciada para oferta de cursos na modalidade EaD, por meio da Portaria MEC nº 38, de 22/01/2013, publicada no DOU de 23/01/2013.

    Em abril de 2013, a IES transformou-se em Centro universitário Dinâmica das Cataratas, mediante a Portaria MEC nº 314, de 15/04/2013, publicada no DOU de 17/04/2013.

    Em janeiro de 2017, foi consolidada a unificação da Faculdade Anglo Americano e o Instituto Superior de Educação do Anglo Americano com o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC, mediante a Portaria MEC nº 4, de 6 de janeiro de 2017, publicada no DOU em 09/01/2017.

    Os cursos de graduação na modalidade EaD são ofertados em 5 polos, a saber: (Cód. 1072252) Foz do Iguaçu/PR, (Cód. 1043431) Cascavel/PR, (Cód. 1044003) Guarapuava/PR, (Cód. 1044005) Medianeira/PR, (Cód. 1101099) Maringá/PR.

    No campo da pós-graduação lato sensu, o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC ministra 40 cursos de especialização presenciais e 11 na modalidade EaD, estabelecidos de acordo com as necessidades locorregionais, perfazendo mais de 50 cursos de especialização.

    Em seu processo de autoavaliação institucional, o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas identifica-se como uma instituição de ensino superior com qualidade, que restou comprovada nas avaliações já realizadas pelo INEP. Os conceitos obtidos nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos (CCs), bem como o CI e o IGC corroboram seu lugar de destaque no cenário paranaense e brasileiro, como instituição de ensino superior comprometida com a qualidade e a excelência do ensino.

  • Corpo Diretivo

    Direção

    Reitora: Professora Rosicler Hauagge do Prado.

    Vice-Reitor: Professor Acir Amilto do Prado.

    Pró-Reitor: Professor Doutor Fabio Hauagge do Prado.

    Vice-Pró-Reitor: Rodrigo Hauagge do Prado.

     

    Coordenadores de Curso

    Administração: Prof. Mestre Sinvales Roberto Souza

    Agronomia: Prof. Martin Engler

    Arquitetura e Urbanismo: Prof. Mestre Radames Giona / Profª Mestre Elisiana Alves Kleinschmitt

    Ciência da Computação: Profª Mestre Alessandra Bussador

    Ciências Contábeis: Profª Mestre Leonor Venson de Souza

    Ciências Econômicas: Profª Angela Papandrea Luz

    Design de Interiores (Tecnólogo): Prof. Radames Giona

    Design de Moda: Prof. Ivolnei da Costa

    Direito: Profº Mestre Fernando Castro Maraninchi / Profª Doutora Isadora Minotto Gomes Schwertner

    Engenharia de Controle e Automação: Prof. Doutor Daniel Alberto Salinas

    Engenharia Ambiental: Profº Martin Engler

    Engenharia Civil: Prof. Doutor Everaldo Pletz / Prof. Mestre Adriano Risson

    Engenharia de Alimentos: Profª Angela Papandrea Luz

    Engenharia de Produção: Profª Angela Papandrea Luz

    Engenharia Elétrica: Prof. Mestre Marcelo Henrique Manzke Brandt

    Engenharia Eletrônica: Prof. Mestre Marcelo Henrique Manzke Brandt

    Engenharia Mecânica: Prof. Doutor Daniel Alberto Salinas

    Gastronomia: Prof. Ivolnei da Costa

    Hotelaria: Profª Angela Papandrea Luz

    Jornalismo: Prof. Luciano Villela / Prof. Mestre Mac Fernandes

    Letras - Português/Inglês: Profª Mestre Claudimery Chagas Dzerva

    Publicidade e Propaganda: Prof. Luciano Villela / Prof. Mestre Mac Fernandes

    Relações Internacionais: Profª Mestre Laura Escudeiro de Vasconcelos

    Sistema de Informação: Prof. Mestre Carlos Massami Kaneko

    Turismo: Profª Angela Papandrea Luz

     

    Núcleo de Educação a Distância

    Coordenação Geral

    Profª Mestre Alessandra Bussador

    Administração
    Gestão de Recursos Humanos
    Gestão Comercial
    Gestão Financeira
    Processos Gerenciais
    Gestão Pública

    Prof. Mestre Aécio Flávio de Paula Filho

    Gestão em Marketing
    Gestão em Eventos

    Profª Mestre Alessandra Bussador

    Gestão em Tecnologia da Informação

    Profª Mestre Fabiano Damin

    Gestão do Comércio Exterior
    Gestão de Logística

    Profª Mestre Alessandra Bussador

    Tecnologia em Estética e Cosmética

    Profª Doutora Francine Martins Pereira

    Ciências Contábeis

    Profª Mestre Leonor Venson de Souza

    Coordenação de Pós-Graduação

    Profª Mestre Alessandra Bussador

    Coordenadores dos Pólos

    Profª Mestre Alessandra Bussador - Pólo Foz do Iguaçu

    Profª Mestre Gisele Orli Adam Tezza - Polo Medianeira

    Prof. Mestre Mestre Amaury Antônio Meller Filho - Polo Maringá

  • Missão, Valores, Visão

    Missão

    Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras, e se encontra implementada, consolidada e é respeitada por toda a comunidade acadêmica, ou seja, por seus dirigentes, corpo docente, corpo de tutores, corpo discente e corpo técnico-administrativo. Está consolidada, também, na comunidade externa.

     

    Valores

    Educação como instrumento de liberdade; Ensino com ética; Respeito à comunidade acadêmica e ao ambiente regional; Valorização do conhecimento; Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;

     

    Visão

    Ser reconhecida como uma instituição moderna e dinâmica, que oferece ensino e formação profissional de qualidade, com responsabilidade, ética e respeito à ordem jurídica.

     

    Objetivos

    1. Formar recursos humanos nas áreas do conhecimento em que atua, aptos à inserção em setores profissionais e à participação no desenvolvimento da sociedade, promovendo ações para sua formação continuada;

    2. Promover a produção e a socialização dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações e de outras formas de comunicação;

    3. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

    4. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura e ao entendimento do homem e do meio em que vive;

    5. Suscitar o interesse permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

    6. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e os regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

    7. Promover a extensão, aberta à participação da sociedade, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica, geradas no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas;

    8. Estimular a responsabilidade socioambiental em seus cursos, programas e demais atividades acadêmicas;

    9. Promover a cooperação científico-cultural com instituições congêneres nacionais e internacionais;

    10. Contribuir por meio do processo educacional, com a difusão e a geração de conhecimento;

    11. Formar cidadãos com capacidade crítica e criativa, para aplicabilidade no meio profissional e na sociedade, facilitando sua empregabilidade;

    12. Estimular o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional, mediante programas e cursos, pesquisa, extensão e pós-graduação;

    13. Desenvolver a consciência social nos alunos, mediante uma formação humanística e ética;

    14. Preparar os acadêmicos para serem os protagonistas das transformações futuras na região da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.

  • Estrutura

    Estrutura UDC

    Área Construída : Mais de 70.000 m²

    Área Existente: Mais de 400.000 m²

    Total de Colaboradores : Mais de 1.300

    Total de Alunos: Cerca de 6.000 alunos em Graduação e Pós-graduação.

    Total de Salas de Aula : 192 salas de aula.

    Total de Cantinas : 07.

    Total de Auditórios: 04.

    Total de Laboratórios Multidisciplinares: mais de 100.

    Total de Computadores : Mais de 500 computadores.

    Total de Bibliotecas : 05.

    Total de Títulos : Mais de 20.000.

    Total de Exemplares : Mais de 70.000.