• 2021MAIO

    UDC e Mackenzie lançam Doutorado Interinstitucional em Direito

    O Doutorado Interinstitucional – Dinter exclusivo UDC/Mackenzie foi possível depois de um longo período de avaliações e negociações entre as instituições.

    O Grupo UDC e a Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo firmaram mais um convênio que traz para Foz do Iguaçu, de forma exclusiva, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu Doutorado Interinstitucional na área de Direito.

    Segundo a Reitora do Centro Universitário UDC Professora Rosicler Hauagge do Prado, alcançar sucessos importantes, depende de uma série de atributos. Com uma história marcante de mais de 40 anos na educação regional, a professora explica que é preciso muito trabalho, determinação, seriedade, responsabilidade e honestidade para chegar a resultados tão positivos como o lançamento do Doutorado institucional em Direito UDC/Mackenzie.

    “A Universidade Mackenzie é muito exigente e detalhista ao escolher seus parceiros, e para a UDC ser uma das escolhidas é uma honra. Também trabalhamos desta forma, pensando em cada detalhe, exigindo excelência em nossa instituição para oferecer o melhor aos alunos. Esse convênio foi muito bem feito. São muitos anos de relacionamento, um trabalho minucioso, e agora, um sonho realizado. Ter cursos de Doutorado na UDC nos parecia algo impossível, mas hoje é uma realidade”.

    “Essa não é uma parceria nova, mas traz novidades. Estou muito feliz em reiniciar, formalmente, algo que continuou tacitamente, que é essa parceria com a UDC. Para criarmos um convênio assim, temos que ter uma ligação que nos leve a acreditar que a instituição tem os mesmos valores e ideais que nós. Que tenha um caráter econômico sólido, ou seja, que é parceira efetiva em tudo, e a UDC traz essa segurança para a Universidade Mackenzie. Já fizemos isso antes, com os Mestrados, e continuaremos com o Doutorado”, relata o Pró-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Prof. Doutor Felipe Chiarello.

    A Universidade Presbiteriana Mackenzie é referência internacional, pedagógica e cientificamente. Oferece excelência de ensino há 150 anos, sendo uma das maiores instituições de ensino da América do Sul.

    “Esse Doutorado Interinstitucional facilita muito a vida do pesquisador pois, não há necessidade do deslocamento que, além de caro, toma muito tempo, e esse não tem preço. Celebramos mais uma vez essa parceria entre a UDC e a Mackenzie, uma grande instituição”, disse o Vice-reitor do Centro Universitário UDC Doutor Acir Amilto do Prado.

    “Em Foz conseguimos fazer parcerias internacionais e nacionais talvez inimagináveis. Com a Mackenzie começamos com dois Minters em 2015 e agora estamos dando um passo muito grande com dois Doutorados. Somos os únicos parceiros durante esse período. A Universidade Mackenzie vai ter duas turmas, uma em São Paulo e uma em Foz do Iguaçu. É um relacionamento de exclusividade”, explica o Pró-reitor do Centro Universitário UDC Prof. Doutor Fábio Prado.

    “Tivemos muito sucesso com os Minters na UDC. Ela é um Centro Universitário que consideramos estratégico. A interlocução da UDC não é apenas com o Brasil. Além da idoneidade que a UDC nos tem fornecido como verdadeiro agente multiplicador das parcerias que já tivemos”, declara a Coordenadora dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie Profa. Dra. Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira.

     

    DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM DIREITO

    O Doutorado Interinstitucional em Direito UDC/Mackenzie, com turma em Foz do Iguaçu, acontecerá como um espelho da turma de São Paulo. É reconhecido pela CAPES, agência regulamentadora de todos os cursos de pós-graduação do país, com nota máxima 5. O Programa é voltado à pesquisa em Direito Político e Econômico com duas linhas de pesquisa: Cidadania modelando o Estado; e Limites jurídicos ao poder econômico. É pré-requisito para ingressar no curso que o pesquisador seja Mestre em Direito.

    “Há uma multiplicidade de temas, tanto os consolidados em pesquisa, como os temas novos e inovadores nas mais variadas vertentes do direito civil, empresarial, novas tecnologias, lei geral da proteção de dados, compliance, realidade da empresa do ponto de vista criminal, ou seja, inúmeras possibilidades de pesquisa”, explica o Coordenador do Doutorado Prof. Doutor Marco Aurélio Florêncio Filho.

    O Dinter em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie é um dos cursos mais importantes e mais bem avaliados do Brasil. “Em nosso último processo seletivo tivemos o maior resultado da história, com 110% das vagas de mestrado e doutorado preenchidas. Isso porque estamos muito bem colocados no mundo em rankings internacionais e somos referência”, disse o Pró-reitor Chiarello.

    O corpo docente da Universidade Mackenzie vai se deslocar de São Paulo a Foz do Iguaçu não apenas para lecionar, mas também para desenvolver pesquisas através de grupos de pesquisa, estágios de docência, publicações em conjunto e outras atividades. “O edital deve sair em abril e as aulas deverão começar no meio do ano. É uma operação muito complexa e que exige muito da equipe. Teremos coordenadores locais e as aulas serão aqui. É um sonho.

    O Curso pesado na área do Direito que atenderá a todos os operadores do Direito como juízes, delegados, advogados, promotores, enfim. Esse é um momento sublime, uma ruptura de toda capacitação de toda a região oeste do Paraná”, conta o pró-reitor Prado.

     

    PESQUISA

    O Programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie é referência. “Somos referência como centro de pesquisa. Recebemos investimentos de grandes empresas como o Facebook que implicou R$2 milhões e a Google que investiu R$380 mil em nossas pesquisas”, disse o Pró-reitor Chiarello.

    O fomento de pesquisas na Mackenzie é intermediado pela Coordenadoria de Fomento à Pesquisa de forma muito intensa, fornecendo várias bolsas de iniciação científica que trabalham corpo a corpo com os pesquisadores dos mestrados e doutorados. “O programa recebe fomentos de pesquisas direcionadas a agências como a CAPES, Cnpq e FatesSP”, salienta a Coordenadora Dra. Maria Cristina.

    “O Dinter vai facilitar o relacionamento podendo integrar com mais facilidade as pesquisas que estamos desenvolvendo em São Paulo com alunos de Foz. Poderemos desenvolver atividades em projetos de pesquisa específicos nas concorrências de agência de fomento, uma grande gama de ações que vão além das orientações e aulas”, complementa o Coordenador do Doutorado Dr. Marco Filho.