• 2021AGOSTO

Acadêmicos de Engenharia Civil em Visita Técnica na Ponte da Integração

Universitários de Engenharia Civil do Centro Universitário UDC, acompanhados do coordenador adjunto Prof. Me. Adriano Vieira Risson realizaram uma visita técnica as obras da Ponte da Integração, fronteira entre o Brasil e Paraguai.

A visita foi apresentada pela Engenheira Civil Anna Eduarda Madureira R. Madureira, egressa do curso de Engenharia Civil da UDC, e atualmente uma das responsáveis técnicas na execução da obra. A acadêmica Joicy Alessandra Moreno de Souza, que trabalha na fiscalização da construção da ponte, também acompanhou as atividades da visita.

Os objetivos foram analisar técnicas construtivas diferenciadas para construção de uma obra de grande porte, acompanhar os processos de definição relacionados aos projetos estruturais, sistemas construtivos, técnicas construtivas, logística de materiais, organização do canteiro de obras e planejamento das atividades de construção.

“Considerando o tipo de obra visitado, foi possível compreender melhor todo o processo de construção, desde o planejamento do canteiro de obras, passando pelas decisões tomadas durante a execução da construção, até a execução de diversas etapas construtivas de uma obra de grande porte. Por se tratar de uma obra importante, tanto na questão de planejamento urbano, quanto pelas características estruturais, considera-se de suma importância o contato dos alunos com esse tipo de obra, agregando experiência para sua vida profissional”, concluiu Risson.