• 2021JUNHO

    A turma do 1º período de Agronomia do Centro Universitário UDC realizou uma atividade de campo, na Fazenda Experimental durante a disciplina de Ecologia Geral ministrada pela professora Marlene Cristina de Oliveira Laurindo.

    Durante a aula prática, Os três ecossistemas foram avaliados de acordo com a recomendações bibliográficas sobre ecologia de populações, sendo que alguns dados padrões foram coletados das três áreas em estudo, como: temperatura e umidade do solo, produção de serrrapilheira, acúmulo de matéria orgânica em decomposição, interações ecológicas existentes. A densidade populacional foi determinada através de amostragem. Todos os dados foram coletados com base no check list previamente elaborado e discutido em sala.


    Segundo a professora: “O objetivo foi compreender a dinâmica espacial e temporal das populações em três ecossistemas, área de reflorestamento, área de cultivo e mata nativa, através de modelos estatísticos que decifrem a densidade e/ou distribuição, crescimento, comportamento (competição e predação) com a finalidade de entender os sistemas ecológicos e realizar estudos sobre a biologia/ecologia da conservação de espécies”.