Doutorado em Direito Político e Econômico


Pró-Reitor: Prof. Dr. Fábio Hauagge do Prado
E-mail: fabio@udc.edu.br

Coordenador Mackenzie: Prof. Dr. Fabio Ramazzini Bechara
E-mail: direito.pos@mackenzie.br

Coordenador Local: Profª. Doutora Isadora Minotto Gomes Schwertner
E-mail: isadora.schwertner.bauermann@udc.edu.br

Avaliações e Premiações: Nota 5 pela CAPES.
DINTER UPM/UDC: Edital 077/2021.
Mais Informações: Clique aqui.

Inscrição: Até o dia 20 de agosto de 2021.

Entrevistas: 24 a 25 de agosto de 2021.

a) As datas das entrevistas dos candidatos, bem como o período e quem serão realizadas, constam do cronograma do Edital.

b) A realização da entrevista ocorrerá online, em data e horário definidos pela banca de seleção do curso, de acordo com o período de entrevistas previsto em edital.

c) Os candidatos serão devidamente comunicados via e-mail sobre a data e horário da entrevista, a partir de agendamento realizado pelo Programa, com a expressa ciência do canditato quanto à data e horário, que deve se dar, exclusivamente, por e-mail, sendo o silêncio do canditato interpretado como expressa aceitação do dia e horário sugeridos.

d) A entrevista abrangerá avaliação da trajetória acadêmica e/ou profissional dos candidatos, projetos de pesquisa, bem como arguição oral de conhecimentos específicos.


PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

a) As provas serão realizadas após o início das aulas em 2022. Oportunamente serão divulgados os dias e horários para a realização das provas. Entretanto, abaixo seguem orientações gerais dessa prova.

- Será exigida a proeficiência em 2 (duas)línguas estrangeiras, dentre as opções oferecidas, salvo para aqueles que apresentarem certificado de outra instituição no ato da inscrição, em conformidade com o regulamento do respectivo programa. Candidatos que tenham sido aprovados em exame de proeficiência realizado na UPM, há mais de 5 (cinco) anos, estarão dispensados de fazer a prova relativa à língua estrangeira incluída nas opções de proeficiência para este doutorado interinstitucional.

- Os candidatos serão dispensados dos exames caso apresentem certificado em proeficiência em língua estrangeira, obtido em período não superior a 5 (cinco) anos do ingresso do discente no programa, adquirido através dos testes TOEFL (para idioma inglês), Mittelstufeprüfung, Grobes Deutches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, do Instituto Goethe (para idioma alemão), CILS/Certificazione di italiano come Língua Estraniera (para idioma italiano) e DELF / Diplome d'Études em Langue Française (para idioma francês). Especificidades das das pontuações exigidas para a aprovação nos testes podemn ser consultadas no site do programa.

- A prova de proeficiência em língua estrangeira consistirá na tradução do texto na língua escolhida para o português.


OPÇÕES DE LÍNGUAS

Proficiências Doutorado: Alemão, Francês, Inglês, Italiano.