• 2023MAIO

Tecnologia e Humanidade são temas da 1ª noite do Congresso de Direito na UDC Medianeira

Noite de muito conhecimento na abertura do XIV Congresso de Direito da UDC Medianeira. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio foram os convidados.

A Coordenadora Geral do Centro Universitário UDC Profa. Ângela Papandréa Luz, representando o Grupo UDC, Coordenadora Geral da UDC Medianeira Profa. Gisele Tezza e a Coordenadora do Curso de Direito da UDC Medianeira Profa. Dra. Clara Heinzmann deram as boas-vindas aos palestrantes, que atuam como operadores do direito e na área acadêmica como professores e pesquisadores.

As palestras foram muito pontuais. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto trouxe aos estudantes da UDC Medianeira, conhecimentos inovadores e atuais sobre o Direito Disruptivo.

Chiarello falou muito sobre a inteligência artificial, apresentou inúmeros dados, gráficos, relatórios, pesquisas e estudos em cima do tema e sobre a pergunta: Como será o futuro do Direito? E pontuou: “A inteligência quem tem são os seres humanos, a parte artificial é composta por algoritmos que a inteligência humana utiliza”.

O Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, que também é Diretor e Professor Titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que é oferecido com exclusividade na UDC, trouxe a conversa da noite para uma área humanizada, destacando a relação entre o Ministério Público e a Cidadania, abordando o papel do MP junto à sociedade. “A sociedade, responsabilidade, o ser humano em primeiro lugar. Destacamos as ações desenvolvidas junto à sociedade, que é papel fundamental do MP. Falamos em tecnologia sim, mas não podemos deixar de falar do ser humano”, concluiu o estudioso.

A Coordenadora Ângela Papandréa Luz participou do evento e disse: “Foi uma noite incrível. Os palestrantes são excelentes e isso fez com que os alunos amassem as duas palestras. O retorno foi imediato por parte dos estudantes que queriam mais tempo com os professores, participaram ativamente, com diversas perguntas. Os professores são muito bons, cativaram os alunos com tanto conhecimento”.

Para a Coordenadora de Direito da UDC Medianeira o Congresso está moderno e atual, falando das novidades da profissão. “O Congresso trata das novidades que surgem com o avanço da tecnologia no ambiente jurídico, o Direito 5.0 se destaca pelo seu objetivo e características. Ele se trata de uma nova temática da profissão, que visa atender às pessoas nas necessidades que elas possuem”, finalizou a Dra. Heinzmann.