• 2021Abril

Nesta semana ocorreu a solenidade de entrega do Diploma de Colaborador Emérito do Exército, entregue ao Pró-reitor do Centro Universitário Professor Doutor Fábio Prado, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro, pelo Comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada Tenente Coronel Georgingtown Haullinson Farias e assinado pelo Comandante Militar do Sul General Ex Valério Stumpf Trindade.

O nome do Pró-reitor Doutor Fábio Prado foi uma indicação do ex Comandante do 34º BIMec Coronel Marcelo Pontes.

O Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro é concedido a personalidades e instituições civis, militares da reserva, reformados e integrantes das Forças Auxiliares pelo Comandante do Exército, por considerar a necessidade de reconhecer os serviços prestados pelas pessoas indicadas ao Exército. Ocorre conforme a Portaria nº 280, de 30 de abril de 2008. “É uma honraria destinada a personalidades que tem uma ligação, parceria, colaboração muito grande com nossa instituição. Hoje é uma honra para nossa instituição concedermos esse diploma ao senhor Fábio, pela ligação que ele tem com nosso batalhão, principalmente na área de ensino, por proporcionar aos nossos militares e aos nossos filhos oportunidades impares aqui na cidade”, explicou o Comandante Tenente Coronel Georgingtown Haullinson.

O Professor Doutor Fábio Prado se emocionou com a honraria e relembrou um pouco de sua história pessoal junto a o 34º BIMEC. “Agradeço ao Tenente Coronel Haullinson e a todos os oficiais do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Lembro que há 47 anos, meu pai dentista e minha mãe professora do estado, vieram morar em Foz do Iguaçu, e aqui, do outro lado da rua, na Avenida República Argentina que na época não tinha nem asfalto. Quem diria que 47 nos depois eu estaria no mesmo local, recebendo uma das maiores honras da minha vida que é esse Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro”.

Segundo o Exército, são condições essenciais para a indicação: possuir elevado conceito na classe e na comunidade a que pertencer; e haver praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. A entrega do Diploma é realizada, em princípio, durante a Semana do Exército, como parte comemorativa do evento. “Parabenizamos mais uma vez o senhor Fábio por essa distinção. É um momento de muita alegria, concedermos esse Diploma a ele. Hoje é um dia de festa para nós. Não estamos realizando nossas tradicionais formaturas, com todos os nossos militares em forma, com toda aquela vibração que precede esse momento de entrega do diploma, fizemos de uma forma restrita devido ao momento de pandemia. Como eu falei ao senhor Fábio, apesar de ser um momento mais restrito, ele não deixou de ter um caráter vibrante, de muita alegria e revestido de toda essa emoção que o evento incita”, declarou o Comandante!

A solenidade ocorreu na Sala de Honra do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Prado recebeu o Diploma, assinado pelo Comandante Militar do Sul General Ex Valério Stumpf Trindade e um Distintivo de Colaborador Emérito com o escudo do Exército. “Esse é um dia muito especial, infelizmente, devido a pandemia não posso estar aqui com toda minha família, mas que com certeza quero mostrar aos meus filhos para salientar a importância do trabalho, sacrifico, caráter, honra. Um dia especial que dedico pincipalmente a minha família, a Deus e a toda a equipe, é uma honraria que pertence a todo o Grupo”, finalizou Prado.