• 2022SETEMBRO

Diretor do Instituto de Estudos Europeus palestra em Congresso de Direito na UDC Medianeira

O Prof. Doutor José Maria Beneyto ministrou uma palestra no XIII Congresso Internacional de Direito da UDC Medianeira com o tema: Para uma nova Ordem? A Guerra na Ucrânia e suas Consequências.

A visita proporcionou a ampliação de aprendizagens nas diversas matérias do curso, integrando conhecimentos teóricos à prática profissional.

O Prof. Dr. Beneyto que é Diretor do Instituto de Estudos Europeus em San Pablo CEU University, Madrid na Espanha, Presidente “Ad Personam” do Centro Jean Monnet da União Europeia e Professor Visitante da Escola de Direito de Harvard, conheceu o Pró-reitor do Centro Universitário UDC e Diretor da UDC Medianeira Prof. Dr. Fábio Prado na Universidade de Harvard, durante um almoço, em Cambridge nos Estados Unidos.

Na ocasião, Prado fez o convite para Beneyto trocar experiências com a comunidade acadêmica UDC.

A Reitora do Centro Universitário UDC Professora Rosicler Hauagge do Prado falou da troca de conhecimento internacional. “Nosso objetivo é a educação com excelência. Acreditamos que aproximar nossos estudantes dos melhores do mundo, traz mais informações inovadoras e capacitações assertivas”.

“O tema da palestra do Dr. José Maria é muito atual e necessário. Aproximar nossos alunos de alguém com tantos atributos quanto ele, é trazer diferentes percepções do planeta. Ele é um europeu, que dá aulas em Harvard, e que veio falar com estudantes, professores e pesquisadores na América do Sul. São diferentes percepções. Nossa função é essa, trazemos as informações corretas para que os alunos decidam o que fazer com elas”, explica o Prof. Dr. Fábio Prado, que é o idealizador da internacionalização UDC.

Durante sua palestra na UDC Medianeira nesta segunda-feira, o Dr. Beneyto alertou: “É muito importante que os estudantes de Direito entendam que a guerra está interligada em todo o mundo. O que está acontecendo longe daqui, na Ucrânia, Europa, impacta o mundo todo, influencia a economia, a fome, as questões energéticas e principalmente as políticas”.

O palestrante contextualizou, durante sua fala, a situação para a América Latina: “É preciso saber que haverá impactos nas Commodities, o petróleo, e isso gera crescentes impactos na economia de todos os países da América Latina, além de grandes consequências políticas no continente assim como já ocorre nos outros”.