Busca Avançada

Diretiva/UDC/FGV em Aracaju inicia MBA's

Aulas inaugurais agregam participantes dos cursos e proporcionam
uma visão clara das diretrizes da Diretiva/UDC/FGV

O mais novo Câmpus estendido da Diretiva/UDC Aracaju (Sergipe) recebeu seus primeiros alunos com o início do MBA em Gestão Empresarial, ocorrido no dia 25 de novembro, e a aula inaugural do MBA em Gerenciamento de Projetos, no dia 29 de novembro.
A Diretiva/UDC/FGV reuniu no auditório do Colégio Módulo empresários, executivos e profissionais liberais, como o epicentro do início dos cursos, apresentando suas diretrizes educacionais.

Parte do grupo de alunos do Curso de MBA em Gestão Empresarial

O MBA em Gestão Empresarial levou para a abertura do curso a Professora Doutoranda Neisa Maria Martins da Cunha, que abordou a realidade e as tendências na gestão empresarial na atualidade, através da disciplina de Aspectos Comportamentais na Gestão de Pessoas. Segundo a Professora Doutoranda e autora do livro da disciplina pela Editora FGV, o objetivo da cadeira é contribuir para o desenvolvimento de líderes, executivos e estudantes que atuam ou desejam atuar no campo da gestão de pessoas, com especial ênfase no comportamento de indivíduos e grupos.

“Na verdade focalizamos na cadeira a mudança pessoal como ponto de partida para qualquer processo de transformação, dando destaque às ações inovadoras nas organizações. Para isso, examinamos a motivação humana, na visão de vários autores, elegendo aqueles que conceberam ferramentas úteis para o exercício da função gerencial”, finaliza a docente.

Já a aula inaugural do MBA em Gerenciamento de Projetos levou o Professor Doutorando da FGV Carlos Alberto Salles Júnior, coordenador do curso, que apontou o objetivo central do MBA: desenvolver nos profissionais o conhecimento, a capacidade e a habilidade de atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo e orçamentos.

O grande objetivo da aula inaugural, segundo o Diretor Geral da Diretiva/UDC, Professor Mestre Fábio Prado, “é situar os participantes quanto à importância do MBA e sua dimensão para o fortalecimento do profissional-executivo no mercado de trabalho”.

Opinião
O Diretor Executivo da Acespro e da Infox, Wiliam Francisco Alves, participante do curso, ressalta: “foi importante identificar na aula inaugural a excelente estrutura e papel da Diretiva/UDC nesta parceria que viabilizou a iniciativa de atuação direta da FGV em Sergipe”.

Alves ainda lembra que seu ingresso no curso se deu devido à sua atuação profissional. “Essa garantia de sua execução (curso) por professores da FGV ressalta a possibilidade de excelente networking e a geração de insights importantes para a empresa”.

Para a supervisora de Vendas da Maratá, Liliana Maria Duarte Leite, a aula foi ‘perfeita’. “Não tenho dúvidas de que o MBA será um sucesso”, enfatiza. Leite ainda destaca que decidiu cursar o MBA por vários motivos: “crescimento pessoal e profissional, buscando cada vez mais a satisfação e o crescimento no mercado de trabalho”.

Programas
Entre os programas ofertados pela Diretiva/UDC/FGV em Aracaju estão o MBA em Gestão Empresarial e o MBA em Gerenciamento de Projetos, além de outros que abordam liderança, trabalho em equipe e, principalmente, ensinam a pensar estrategicamente. Na sequência, Arquitetura, Engenharia Civil, Direito e Turismo também chegarão com força total a Sergipe.

Os MBA’s da Diretiva/UDC/FGV são conduzidos através de aulas expositivas dos aspectos teóricos, calcados em exemplos práticos, exercícios, estudos de casos, com carga horária total de 432 h/aula. O quesito obrigatório ao candidato ao MBA é ser possuidor de diploma de curso de graduação em qualquer área de formação.

O primeiro módulo do MBA em Gerenciamento de Projetos terá início no dia 3 de fevereiro de 2011, e o segundo módulo de Gestão Empresarial, em 16 de dezembro próximo.